top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

CAINDO NA COVA



“E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova?” (Lucas 6:39)

 Jesus usou muitas parábolas para ensinar, que é uma maneira ilustrativa de relatar ou de fazer uma exposição. São inúmeras as parábolas contadas por Jesus que nos dão ensinamentos. Esta que Ele nos conta aqui serve para nos alertar, chamar a nossa atenção pela maneira como às vezes nos comportamos de maneira passiva ou ativa, concordando com o pecado, porque, quando estamos prestando atenção nos pecados e erros dos outros, apontando defeitos alheios, e não olhando para nós; quando estamos sendo hipócritas falando uma coisa e fazendo outra, estamos sendo ativos negativamente. Quando preferimos fechar os nossos olhos para as pessoas que se dizem homens e mulheres de Deus que tentam nos ensinar, mas que vivem em vários erros, estamos sendo passivos, e em ambos os casos estamos concordando com o nosso adversário, porque estamos indo contra a Palavra de Deus. Temos que viver na Palavra, isto é, não somente citar, falar, mas viver de acordo com o que é mandado, porque são muitos os que falam o Nome de Deus, mas vivem de maneira contrária. São muitas as pessoas que vivem no erro e ensinam outros a viverem em erro. Por não conhecerem exatamente a Palavra de Deus, ou por não quererem viver de acordo com ela, por estarem comprometidos com o mundo, querendo satisfazer a vontade da carne é que tentam viver um evangelho diferente, permissivo. A única maneira que temos de ensinar alguém, primeiramente, é sendo um modelo, é com a nossa maneira de viver e não só de falar. Se estivermos vivendo de acordo, se o nosso coração estiver cheio de Jesus, teremos como ensinar e apresentar Jesus, porque, se não estivermos, podemos até tentar, mas não conseguiremos apresentá-lo. Quando estamos em erro, não adianta tentarmos ensinar, porque estaremos ensinando o erro. “O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.” (Lucas 6:40). Ninguém pode se considerar superior a quem lhe ensinou, porque sempre o seu mestre estará além, uma vez que nada poderá apagar, eliminar o fato de que foi aprendiz, aluno daquele que o capacitou. Vemos muitos que se dizem sábios tentarem mudar a Palavra de Deus, uns tentam atualizar, moldar as mais diversas situações, esquecendo que a Palavra é viva e eficaz. Pessoas tentam modernizar a Palavra de Deus, tentam trazer novidade, favoritismos e outras coisas, mas são simplesmente guias cegos, guiando outros cegos.

 “E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?” (Lucas 6:41). É fácil apontar os erros dos outros e esconder os nossos, é fácil condenar as pessoas por erros dos quais nós mesmos somos praticantes, o que não podemos esquecer é que podemos esconder nossos erros de todos, mas do Senhor é impossível, porque Ele conhece tudo, inclusive os nossos pensamentos. Não podemos nos permitir o erro, o pecado e querer salvar os outros, não podemos estar em desobediências e tentar consertar os outros. Trevas não iluminam trevas, para que haja luz nas trevas, é necessário que sejamos luzes. Assim, antes de falarmos, orientarmos alguém, é necessário nos examinar, para ver se não estamos incorrendo em erro ainda maior, porque, se estivermos em pecado e quisermos apontar os dos outros, estaremos aumentando ainda mais o nosso. “Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.”(Lucas 6:42). Antes de pensar em condenar o pecado de alguém, é necessário nos examinar para vermos se não estamos em um igual ou pior. Não podemos nos calar diante do erro, temos a obrigação de condenar o pecado, o erro, mas, antes de fazermos isso nas pessoas, em nossos semelhantes, é necessário fazermos isso em nós mesmos. Temos o dever de acordar as pessoas que dormem no pecado, mas sabendo que primeiro é necessário estarmos despertos, acordados, porque são muitos os que dormem, descansam em seus pecados e gostam de apontar os dos outros. Viver em santidade não é uma opção para quem busca salvação, mas uma exigência, porque sem santificação ninguém verá Deus. Portanto, devemos sempre andar vigilantes, sempre nos santificando, afastando os pecados, e, estando nessa posição, alertar os irmãos e todos os que porventura estiverem em erro. Temos que tirar o cisco dos nossos olhos para podermos ver com clareza e só então podemos ajudar a limpar os olhos do nosso próximo. Para ajudar alguém a se levantar, é necessário que estejamos de pé, que estejamos firmes, caso contrário, nada conseguiremos. A hipocrisia foi condenada por Jesus, e todos os que agem com hipocrisia receberão a condenação do Senhor.

 “Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.”(Lucas 6:43-44). Assim como sabemos a espécie de árvore pelos frutos que ela dá, também sabemos, conhecemos as pessoas não pelo que elas falam, mas pelo seu comportamento, pela sua maneira de viver e agir. Não podemos esperar colher abacaxi em um limoeiro, porque sabemos que no limoeiro encontraremos limão, mas, se queremos o abacaxi, devemos ir ao pé de abacaxi. Assim também não podemos esperar encontrar alguma coisa boa em quem vive no erro, nas desobediências. Quem não obedece não tem condições de ensinar sobre obediências. Portanto, temos que ser sábios e não religiosos, não aceitar ou concordar com quem não vive de acordo com a Palavra de Deus. Citações nada resolvem, e sim as obediências. “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” (Lucas 6:45). Temos que ter sabedoria, discernimento para avaliar quem estamos ouvindo, as instruções de quem estamos acatando. Temos que sempre examinar nas Escrituras, no Evangelho o que se prega, o que se ensina em nossas congregações; temos que sempre avaliar a maneira de viver dos nossos mestres, de nossos líderes, porque, se estiver em desacordo com a Palavra, devemos mudar de congregações, de mestres. Se permanecermos, estaremos em concordância com o pecado, estaremos concordando com a cegueira e permitindo que outro cego a conduza. Temos somente um Mestre, que é Jesus, e o encontramos em sua Palavra, em seu Evangelho, e se permitirmos aceitar qualquer coisa contrária a Ele, estaremos desprezando-o, sendo cegos, e com certeza iremos cair em trevas profundas. “E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?”(Lucas 6:46). O Evangelho é obediência, e não emoção nem rituais, mas prática dos preceitos do Senhor. E toda desobediência é rebeldia a Ele, e os rebeldes com certeza serão destruídos, portanto devemos simplesmente obedecer ao Senhor. Não podemos trocar o Evangelho por doutrinas humanas, por preceitos de homens, mas viver em e todo tempo de acordo com a Palavra de Deus. “Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.” (Lucas 6:47-49). 

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr.Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page