top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Atos dos apóstolos




“Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar, até o dia em que foi levado para cima, depois de haver dado mandamento, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; aos quais também, depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes por espaço de quarenta dias, e lhes falando das coisas concernentes ao Reino de Deus. Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse Ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel? Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.” (Atos 1:1-8)

Lucas está dizendo que ele tinha escrito o primeiro tratado (Evangelho com o seu nome) falando sobre a vida e as ordenanças de Jesus, e agora está escrevendo este, que se refere mais aos atos dos apóstolos como os conhecemos. Inicia dizendo que, quando Jesus apareceu aos seus apóstolos pela última vez após ressurreto, e antes de subir ao Céu (porque depois de morto Jesus apareceu treze vezes em um espaço de quarenta dias), Ele deu mandamentos, ensinamentos, ordenanças para que se cumprissem, e então vieram perguntar-lhe, questioná-lo sobre quando Ele iria libertar Israel, pois, como sabemos, naquela época Israel vivia sob o domínio de Roma. Mas Jesus responde com uma resposta ampla, mostrando que não temos ou devemos nos preocupar com o fator tempo, que nós devemos simplesmente perseverar em fazer a sua vontade, viver o seu Evangelho, sabendo que a sua Palavra se cumpre, que a Promessa se cumprirá e nós a testemunharemos em toda a parte. Muitas vezes ficamos preocupados com o tempo, isto porque somos ansiosos e queremos tudo rápido, mas devemos simplesmente perseverar, pois vai acontecer, a Palavra vai se cumprir e iremos testemunhar em todo o mundo o que Deus fez em nossas vidas.

“Tendo Ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, que está perto de Jerusalém, à distância da jornada de um sábado.” (Atos 1:9-12). Depois que Jesus deu essa resposta, Ele se elevou, subiu ao encontro do Pai, mas os discípulos ficaram olhando para cima. Então foram enviados dois anjos para chamar a atenção deles, já que eles não tinham que ficar olhando para cima, pois, assim como Jesus subiu, assim também virá, voltará. Temos que compreender que devemos simplesmente obedecer à Palavra do Senhor, sabendo que Jesus subiu e está com o Pai, mas voltará para buscar a sua igreja, o seu povo. Não temos que ficar olhando para cima, devemos olhar para o Evangelho que Ele nos deu, temos que colocá-lo em prática, sabendo que não é por olhar para cima, ou por levantar as nossas mãos, ou muito orar que isso fará Ele voltar, pois isso já está determinado, Ele deixou bem claro que voltará. Mas a nossa preocupação é: será que, quando Ele voltar, seremos vistos, reconhecidos como seu povo? Sua igreja? Por isto devemos viver em obediência, assim como os apóstolos, para os quais Jesus tinha dito que eles não deveriam se ausentar de Jerusalém, mas aguardar até que do alto viessem a ser revestidos pelo seu Poder, pelo Espírito Santo. E assim aconteceu. No dia que os judeus comemoram uma festa chamada pentecoste, o Senhor enviou o Espírito Santo. A Palavra se cumpriu para os apóstolos e se cumprirá para todo o mundo, uns para glória, para irem para a Glória, e outros para ouvirem a sentença que os enviará para o sofrimento e vergonha eterna. Mas, se formos obedientes, se perseverarmos, com certeza subiremos com o Senhor para descanso eterno ao seu lado, tudo depende de perseverarmos em sua Doutrina. “E, entrando, subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos Dele. Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse: Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; pois ele era contado entre nós e teve parte neste ministério.” (Atos 1:13-17).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page