top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Andando e vivendo



“O ancião ao amado Gaio, a quem eu amo em verdade. Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma. Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, especialmente para com os estranhos, os quais diante da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se os encaminhares na sua viagem de um modo digno de Deus, bem farás; porque por amor do Nome saíram, sem nada aceitar dos gentios.” (3 João1-7)

João, já idoso, se identificava como o ancião, e nesta carta ele exalta os irmãos, pois ficou sabendo do comportamento da igreja, que os irmãos estavam andando e vivendo de acordo com o Evangelho de Jesus Cristo. Todos nós que estamos ensinando o Evangelho ficamos muito felizes, alegres, contentes quando sabemos que as pessoas às quais temos ensinado estão vivendo em conformidade com os preceitos do Senhor, que estão colocando em prática o que ensinamos. Também ficamos tristes, chateados, quando recebemos informações sobre pessoas às quais ensinamos, mas que têm um outro tipo de comportamento, pois, apesar de terem ouvido a verdade, não quiseram e nem querem praticá-la. Chegamos ao ponto de ficar com raiva, pois era para elas darem bons testemunhos do Evangelho, e, ao contrário, estão o denegrindo. São algumas pessoas que constantemente estamos orientando para que façam o que é certo, para crerem no Senhor Jesus, mas elas sempre fazem o que os seus corações corruptos mandam. Ficamos decepcionados e tristes, pois sabemos que elas estão fechando a porta do Céu para elas mesmas, que irão padecer por toda a eternidade por rejeitarem o Senhor Jesus, uma vez que ensinamos não sobre nós, mas sobre o Senhor. Assim, quando ficamos sabendo, temos notícias de que os irmãos aos quais ensinamos estão vivendo exatamente segundo a vontade do Senhor, nos alegramos muito, pois sabemos que irão viver por toda a eternidade em Jesus, e com os seus comportamentos também estarão conduzindo muitos a Cristo.

“Portanto aos tais devemos acolher, para que sejamos cooperadores da verdade. Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de ter entre eles a primazia, não nos recebe. Pelo que, se eu aí for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, ele não somente deixa de receber os irmãos, mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem e ainda os exclui da igreja. Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.” (3 João 8-11). Ficamos observando alguns pregadores que gostam de se identificar como pastores, bispos, apóstolos e outros títulos eclesiásticos, mas que não passam de pregadores somente, pois o que fazem é pregar doutrinas estranhas e diferentes, evangelhos criados por eles, e não o Evangelho do Senhor Jesus Cristo. E eles, apesar de se identificarem como homens de Deus, na verdade, são servos do diabo, e têm conduzido muitos à morte eterna, têm feito muitos se desviarem do Senhor, pois as pessoas são iludidas com as suas pregações mansas e falsas promessas de bênçãos e prosperidade, pois é assim que conseguem arrancar dinheiro do povo. Mas está na hora de as pessoas que realmente buscam Cristo identificarem esses Diótrefes que estão espalhados pelo mundo, pelas congregações, e se afastarem deles e irem em busca do Senhor, do Alimento Verdadeiro. Já está mais do que na hora de as pessoas pegarem suas Bíblias e lerem, meditarem para compreenderem, e assim não serem enganadas por esses tais que são inimigos da Cruz de Cristo. Antes de falar que somos seguidores de Cristo, temos que nos examinar, para não sermos hipócritas e falarmos uma coisa enquanto fazemos outra. Não temos que ter a aparência de cristão, mas sim ser cristãos, pois assim estaremos difundindo, pregando o Evangelho e conduzindo muitos a Cristo. Não temos que ter a preocupação de agradar ninguém a não ser Cristo, pois somente Ele poderá nos salvar. “De Demétrio, porém, todos, e até a própria verdade, dão testemunho; e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro. Tinha eu muitas coisas que te escrever, mas não o quero fazer com tinta e pena.Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face.” (3 João 12-14).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page