top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

A Figueira



“No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome, e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos.” (Marcos 11;12-13)

Muitos religiosos têm dificuldade em crer que Jesus veio ao mundo como ser humano normal e viveu como uma pessoa normal, e tinha as mesmas necessidades que uma pessoa qualquer. Jesus, apesar de ser Deus, Ele não veio ao mundo como Deus, o Poder que Ele tinha aqui era por causa da obediência ao Pai, e como Ele mesmo disse, qualquer pessoa poderia e pode ter os mesmos poderes e até mesmo maiores, porque Ele foi para o Pai. Jesus tinha as mesmas necessidades fisiológicas de qualquer ser humano, tinha necessidade de ir ao banheiro, de comer, beber, e também se cansava, como vimos inúmeras vezes, como quando Ele em um barco dormiu de cansado, ou quando cansado e com sede sentou à beira de um poço. Agora vemos quando Ele estava com fome e viu um pé de figos, árvore que produz figos, e foi até ela para ver se encontrava alguma fruta para comer. Jesus, apesar de não ter casa, Ele frequentava a casa de Marta e Maria, Ele se convidava para comer na casa das pessoas, como foi com Zaqueu e Mateus, e outros tantos relatos que sabemos. Quando era convidado para a casa de algum fariseu para comer, Ele ia tranquilamente. Apesar de a figueira estar bonita, cheia de folhas, viçosa, não tinha nenhum fruto, Jesus não encontrou nada. “E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso.” (Marcos 11:14). O Senhor faz algo inesperado, Ele abre a boca e amaldiçoa a figueira, isto porque se sentiu enganado, pois, apesar de não ser época de ela dar frutos, ela estava demonstrando que tinha fruto, por isso Ele se dirigiu a ela. Assim o Senhor nos dá um exemplo, nos dá um alerta mostrando que todos os que querem enganar são amaldiçoados por Ele. Temos que compreender com isso que uma planta pode sofrer a influência da Palavra de Deus. Ele amaldiçoou essa árvore, e mais tarde os discípulos viram que ela tinha secado, tinha morrido totalmente. Da mesma forma, se for um animal amaldiçoado, também acontecerá a mesma coisa, ou qualquer outra coisa vegetal ou animal, porque o Senhor tem Poder sobre tudo e todos.

“Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando Ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derribou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas; e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio; e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores.” (Marcos 11:15-17). Hoje a maioria dos templos coloca à venda variados tipos de coisas, geralmente os grandes templos das maiores denominações têm lojas no seu interior, onde vendem livros, lembranças, Bíblias, e mais uma série de objetos com o Nome do Senhor, na verdade, usam o Nome do Senhor para venderem e ganharem dinheiro. E não raro os próprios pastores nos púlpitos vendem todos os tipos de coisas, inclusive viagens, CDs, DVDs, shows dos seus cantores, óleos, fitas, mais um monte de coisas, e ainda dizem que é para a obra de Deus. O que a maioria das pessoas não percebe é que eles estão indo contra a Palavra de Deus, estão sendo rebeldes, e todos os que compram qualquer coisa no interior dos templos ou nos pátios prestarão contas, porque é o único lugar em toda a Bíblia, onde vemos Jesus agir com certa violência e expulsar dos templos os comerciantes, chamando-os de ladrões, salteadores. Portanto, devemos entender que não podemos comprar nada, absolutamente nada do que for vendido dentro dos templos ou nas portas dos templos, porque o Senhor não permite, é pecado, e o Senhor hoje expulsa todos esses da sua presença, eles não terão salvação. Temos que entender que, quando estamos nos templos, estamos ali para adorar a Deus, para aprender a Palavra de Deus, portanto, além de ser proibido todo tipo de comércio, também não devemos ficar levantando, saindo, andando, para que também não tiremos a atenção de outras pessoas. Se somos cristãos, então devemos seguir Cristo, devemos obedecer ao Evangelho, antes de obedecer a qualquer pessoa. “Ora, os principais sacerdotes e os escribas ouviram isto, e procuravam um modo de o matar; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava da sua doutrina.” (Marcos 11:18).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orarem

bottom of page